O feriado da Páscoa é um das épocas mais aguardadas do ano quando o assunto é reunir a família e os amigos em torno de uma mesa.
O chocolate é, sem dúvida nenhuma, o protagonista. Porém, existem outros pratos que aparecem com frequência nas mesas brasileiras durante a Páscoa. A colomba pascal, frutos do mar como camarão e o famoso bacalhau são também estrelas da festa e todas elas podem ser servidas acompanhadas de deliciosas cervejas.
E para te ajudar a escolher a cerveja certa para cada prato típico da Páscoa fizemos este artigo. Acompanhe e bom apetite!
Em busca da harmonização certa
Para uma harmonização dar certo é preciso primeiro identificar as principais características de cada um dos elementos que serão consumidos e entender como eles podem combinar.
O chocolate meio amargo, por exemplo, combina com uma cerveja com perfil de torrefação e amargor mais marcante. Já o chocolate branco é bem doce, com sabor pronunciado de manteiga de cacau e combina bastante com uma cerveja mais ácida e com adição de frutas vermelhas.
Outros alimentos como pratos feitos à base de frutos do mar, podem harmonizar com diferentes estilos de cerveja, dependendo da forma como forem preparados e dos ingredientes utilizados.
Veja a seguir algumas sugestões de harmonização de cervejas com os pratos mais comuns nas mesas dos brasileiros durante a Páscoa.
Páscoa com cerveja: as melhores harmonizações
Bacalhau à portuguesa
O clássico bacalhau à portuguesa, feito com batatas, tomate e cebola, acompanhado de muito azeite, é um prato untuoso e de perfil bem condimentado que fica perfeito com uma cerveja de alto teor alcoólico e alta carbonatação.
Sugestão de harmonização: cervejas de perfil frutado, alcoólico, médio amargor e alta carbonatação como as do estilo Belgian Tripel.
Salmão com molho de maracujá
O salmão é prato também muito comum na Páscoa. Ele é um peixe de textura rica que fica ótimo quando acompanhado com um molho de maracujá bem cítrico. Assim, uma cerveja com o intenso aroma cítricos dos lúpulos americanos pode ser uma excelente escolha para ampliar a combinação de sabores.
Sugestão de harmonização: cervejas de perfil cítrico, ácido, e secas como as do estilo Berliner Weisse.
Camarão na moranga
Para quem prefere variar e fugir do bacalhau e do salmão, o camarão na moranga pode ser uma ótima opção, que combina perfeitamente com cervejas cítricas. O prato, que tem uma textura cremosa e de sabor adocicado e levemente apimentado, vai bem com cervejas de perfil maltado e com baixo amargor.
Sugestão de harmonização: cervejas de perfil maltado, de baixo amargor, e médio dulçor residual, como as do estilo English Pale Ale.
Cordeiro
Bastante comum também nos feriados de Páscoa, o cordeiro pode ser preparado de diversas formas e para harmonizar com ele, cervejas com alto teor de amargor para limpar o paladar da gordura vai muito bem.
A sugestão de harmonização: cervejas marcadas pela presença do lúpulo, no estilo American IPA ou English Pale Ale.
Colomba pascal
A colomba pascal é uma tradição da Páscoa e é como se fosse um panetone natalino, com frutas cristalizadas e aroma acentuado de baunilha. A sobremesa combina com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes remetendo a caramelo, castanhas e chocolate.
Sugestão de harmonização: cervejas com base de maltes tostados e baixo amargor, como as do estilo Munich Dunkel.
Chocolate branco
O chocolate branco combina com cervejas com aroma de cereja, morango ou framboesa, principalmente se tiver acidez presente para contrabalancear com a doçura do chocolate.
Sugestão de harmonização: cervejas com adição de frutas vermelhas no estilo Fruit Beer.
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite também é bastante doce, porém traz aroma e sabores próximos do toffee e de nozes. Assim, ele combina com uma cerveja de perfil torrado, lembrando um bom café.
Sugestão de harmonização: cervejas com perfil de torrefação, médio amargor, e médio corpo como as do estilo Robust Porter.
Chocolate meio-amargo
Este tipo de chocolate apresenta um aroma e sabor intenso, com amargor de médio a alto. Portanto, vai muito bem com uma Imperial Stout, que tem o teor alcoólico e amargor suficientemente altos para equilibrar com a intensidade do chocolate.
Sugestão de harmonização: cervejas com perfil de torrefação e frutas secas, baixo amargor e alto teor alcoólico como as Belgian Dark Strong Ales.
Gostou das dicas? Pronto para aproveitar os pratos típicos da Páscoa acompanhados das cervejas certas?