Algumas pessoas amam, outras odeiam, mas ninguém fica indiferente ao sabor agridoce, ou seja, a combinação de um sabor doce, como o do açúcar ou do mel, com um azedo, como o limão ou o vinagre.
Sim, combinar sabores tão diferentes pode parecer estranho em um primeiro momento, mas essa é uma tendência que vem ganhando o mundo e conquistando paladares.
Harmonizar ingredientes opostos pode resultar em pratos deliciosos e inesquecíveis. E para que você saiba mais sobre o assunto e possa também se arriscar nessa incrível alquimia, não deixe de conferir este artigo. Boa leitura!
Dicas para fazer boas combinações
Quando se trata de gerar um sabor agridoce pode parecer que basta misturar o doce e o salgado, não é mesmo? Mas não é bem assim. Cozinhar é antes de tudo, buscar o equilíbrio e por isso, vale a pena observar as dicas a seguir:
Cuidado com as quantidades
Na hora de fazer um prato que mistura doce e salgado preste bastante atenção para não exagerar no açúcar ou no sal. Afinal, um ou outro em excesso, pode roubar a atenção no prato e você não vai conseguir o efeito agridoce desejado.
Combinações agridoce com carnes
A carne é um alimento que fica muito harmonioso com sabores adocicados. O gosto marcante da carne se equilibra muito bem com o gosto das frutas cítricas, como laranja e limão, que vão adicionar um sabor azedo, somado ao seu açúcar natural, chegando a um saboroso prato agridoce.
Não acredita? É só lembrar do tender natalino com calda de abacaxi ou de uma costelinha de porco com molho barbecue, dois exemplos de carnes com sabor agridoce.
Peixes, frutos do mar e os sabores agridoces
Peixes e frutos do mar também podem ser usados em receitas agridoces. Inclusive, essa é uma combinação muito usada nas cozinhas orientais, principalmente a japonesa.
Aqui, é importante destacar que talvez o melhor fruto do mar para se usar em receitas agridoces seja o camarão e, entre os peixes, o salmão.
Pratos vegetarianos/veganos agridoces
Existem combinações vegetarianas deliciosas. Afinal, muitos vegetais já são por natureza mais adocicados, como o tomate, que, dependendo da forma como for preparado, mesmo sendo um alimento que possui muita acidez, pode levar esta característica a diversos pratos.
7 combinações agridoces que vale a pena provar
Confira agora algumas combinações agridoces simples, mas que devem ser provadas o quanto antes:
Goiabada com queijo: a mais brasileira das sobremesas, também conhecida como Romeu e Julieta. É a perfeita combinação do doce da goiaba com o salgado do queijo branco.
Melão com presunto parma: essa é uma combinação bastante comum na Itália que é usada como aperitivo. Harmoniza muito bem com vinho branco e é perfeito para os dias de calor. A leveza e doçura do melão se funde ao sabor salgado e aromático do presunto.
Ameixa com bacon: outro delicioso e simples aperitivo. Basta enrolar uma fatia de bacon na ameixa e fritar.
Farofa de banana: para quem ama farofa, nada melhor que uma farofinha de banana, não? Um exemplo da tradicional culinária brasileira, que traz uma combinação agridoce deliciosa que fica melhor ainda com bacon e linguiça.
Queijo brie com geléia de damasco: muita gente torce o nariz para o queijo brie, mas se você é fã desse sabor marcante, vale a pena experimentá-lo derretido e acompanhado de geléia de damasco. É uma festa para o paladar!
Salada de figo: adicionar frutas na salada é algo bastante comum, mas com figo fica delicioso. O seu sabor levemente adocicado e a sua textura combinam muito com folhas amargas como a rúcula.
Pêra com gorgonzola: esses dois ingredientes combinam demais e podem, por exemplo, ser ingredientes para um delicioso risoto acompanhado de um belo vinho.
Gostou das dicas? Qual você gostaria de experimentar